Filtro de Daltonismo

Programa SER CPS é apresentado a dirigentes de Etecs e Fatecs

Ação de acolhimento emocional oferece escuta ativa, rodas de conversa e, quando necessário, encaminhamento de estudantes para apoio especializado

3 de dezembro de 2025 6:47 pm Institucional, Programas

Michele da Rocha Moreira, coordenadora do Programa SER CPS, explica que a iniciativa busca melhorar o desempenho acadêmico, promover cuidado com a saúde mental e reduzir a evasão escolar | Reprodução

O Centro Paula Souza (CPS) apresentou, nesta quarta-feira (3), durante um encontro online, os detalhes da implantação do Programa Ser CPS – Sistema de Acolhimento e Escuta para 2026. Trata-se de uma iniciativa voltada ao apoio emocional de estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. O formulário online de adesão precisa ser preenchido até 18 de dezembro. O encontro virtual contou com a participação de mais de 250 representantes.

A proposta da iniciativa é criar espaços de acolhimento emocional, oferecendo momentos de escuta qualificada aos estudantes. Segundo a coordenadora do Programa SER CPS, Michele da Rocha Moreira, a intenção é contribuir para melhorar o desempenho acadêmico, promover o cuidado com a saúde mental e reduzir a evasão escolar.

“Trata-se da abertura de um espaço seguro para que o aluno possa desabafar sobre qualquer tema”, explicou a coordenadora. “Ninguém aprende bem quando está sobrecarregado emocionalmente. Questões como conflitos familiares e inseguranças sobre o futuro são barreiras frequentes à permanência escolar”, afirmou.

Capacitação
Cada unidade do CPS deverá indicar professores com perfil empático para atuar como agentes de acolhimento. Esses docentes participarão de capacitações e receberão acompanhamento contínuo, por meio de reuniões e visitas técnicas.

A formação inclui técnicas essenciais para a escuta ativa, como Comunicação Não Violenta (CNV) e inteligência emocional, além da delimitação do papel do professor-acolhedor — que não substitui o atendimento psicológico especializado, mas oferece um ambiente seguro para diálogo.

Para aderir ao programa, a única exigência estrutural é a disponibilidade de uma sala reservada, que garanta sigilo e segurança durante os atendimentos. Iniciativas já existentes nas unidades poderão ser incorporadas ao SER CPS.

Projeto-piloto
O projeto-piloto do Programa SER CPS foi implantado em 10 Etecs e 7 Fatecs no segundo semestre de 2025. Cerca de 250 alunos foram atendidos nesse período, sendo 21% das Fatecs e 79% das Etecs.

Parcerias firmadas pelo CPS contribuíram para a oferta de ferramentas e capacitações, com apoio de instituições como o CVV, Instituto Ame Sua Mente, Sociedade Brasileira de Psicanálise e setores internos do CPS como Gestão Participativa, Coordenadoria de Gestão de Talentos, Desenvolvimento de Pessoas e Bem-Estar (CGGP), Coordenadoria Geral de Ensino Médio e Técnico (CGETEC) e Coordenadoria Geral de Ensino Superior de Graduação (CGESG).

Serviço:
Programa Ser CPS – Sistema de Acolhimento e Escuta
E-mail: ser@cps.sp.gov.br
Site: https://ser.cps.sp.gov.br/
Formulário: bit.ly/3MdZu2d
Prazo de inscrição: 18 de dezembro de 2025

Compartilhe


Veja também