Filtro de Daltonismo

Professora do CPS apresenta estudos sobre linguística no Reino Unido

Claudia Delfino expõe pesquisas, desenvolvidas nas Fatecs Praia Grande e Zona Leste, na ‘13ª International Corpus Linguistics Conference’, na cidade de Birmingham, na Inglaterra

3 de julho de 2025 7:01 am Fatec, Fonte, Internacional, Projetos

Estudos abordam temas como inteligência artificial, saúde pública, questões de gênero e vocabulário acadêmico l Foto: Divulgação

A professora Maria Claudia Nunes Delfino, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Praia Grande, está em Birmingham, no Reino Unido, onde participa da 13ª International Corpus Linguistics Conference, com a apresentação de seis trabalhos acadêmicos, sendo alguns desenvolvidos em conjunto com colegas que também atuam no Centro Paula Souza (CPS). A conferência começou na segunda-feira (30 de junho) e termina nesta quinta-feira (3).

Os temas abordados nos estudos variam de inteligência artificial (IA) a políticas de saúde, incluindo questões de gênero e vocabulário acadêmico. A conferência reúne pesquisadores de todo o mundo para discutir as mais recentes tendências e inovações na área de linguística de corpus.  

Aplicação em sala de aula

Uma análise de características-chave em larga escala da redação acadêmica em ciências humanas, desenvolvida por Claudia, em colaboração com Marilisa Shimazumi, da Fatec Zona Leste, da Capital, está entre as pesquisas apresentadas. O estudo envolve docentes de outras universidades e explora aspectos da escrita acadêmica nas ciências humanas, contribuindo para o avanço do conhecimento na área.

Outro destaque é o pôster Politizando a saúde pública: Os discursos em torno das organizações de saúde pública, trabalho feito em parceria com Tatiana Schmitz de Almeida Lopes e Fernanda Peixoto Coelho, da Fatec Praia Grande. A pesquisa analisa como os discursos na saúde pública são moldados por questões políticas, refletindo sobre a atuação das organizações de saúde.

“A participação em conferências como a International Corpus Linguistics Conference dá visibilidade internacional para o CPS e amplia o horizonte dos pesquisadores sobre a aplicação de pesquisas mundiais de ponta na sala de aula”, afirma Claudia.

Compartilhe


Veja também