Consulta será feita pela internet até 31 de agosto; objetivo é conhecer a trajetória profissional dos ex-alunos das Escolas Técnicas e das Faculdades de Tecnologia
Respostas vão contribuir para eventuais ajustes curriculares, garantindo que o curso esteja alinhado às demandas do mercado l Foto: Freepik
A partir desta sexta-feira (11), o Centro Paula Souza (CPS) inicia a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos para ouvir os formandos de 2023 das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. O objetivo da consulta é conhecer a trajetória dos ex-alunos após a conclusão do curso, para obter informações como continuidade dos estudos, inserção no mercado de trabalho e faixa salarial.
A pesquisa estará disponível até o dia 31 de agosto na plaforma websai.cps.sp.gov.br e poderá ser respondida de forma simples e rápida.
As questões estão organizadas em eixos – desempenho profissional, perspectivas de carreira, realização pessoal, aspectos socioeconômicos, entre outros temas – e distribuídas em seis dimensões, como a adequação da formação à prática profissional, impacto da formação no desenvolvimento regional e mobilidade social.
Segundo Vagner Tadeu de Souza Bueno, coordenador de Avaliação Institucional do CPS, “além de impactar diretamente na qualidade dos cursos, o resultado da consulta contribuirá para a revisão dos Projetos Pedagógicos e Planos de Curso, norteará ações de apoio à inserção profissional e fornecerá dados estratégicos para captação de recursos junto a órgãos públicos e parceiros institucionais”.
A pesquisa foi elaborada pela Área de Avaliação Institucional (AAI), em parceria com a Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu), a Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) e a equipe do Gestão à Vista (GAV).
As respostas serão tratadas com confidencialidade e contribuirão para eventuais ajustes curriculares, garantindo que a formação ofertada esteja alinhada às demandas do mercado.
Para participar da pesquisa, acesse: https://websai.cps.sp.gov.