Professores e alunos apresentam no Píer do Casqueiro, neste sábado (20), o Projeto em Cena 2025, com espetáculos de drama e comédia que valorizam as tradições regionais
Iniciativa amplia o protagonismo dos estudantes e possibilita que desenvolvam habilidades que vão além da sala de aula l Foto: Divulgação
A Escola Técnica Estadual (Etec) de Cubatão apresenta neste sábado (20), das 9 às 12h30, no Píer do Casqueiro, a Mostra de Teatro Projeto em Cena 2025 – Culturas que dançam, histórias que encantam. O evento reúne espetáculos produzidos por alunos de diferentes cursos e integra, também, a programação do Guará Fest, evento promovido pela prefeitura local.
Chegando à sua quinta edição, o evento celebra as culturas de cinco regiões brasileiras. “A mostra se consolidou como parte da rotina da escola. Ela amplia o protagonismo dos estudantes e possibilita que desenvolvam habilidades que vão além do conteúdo previsto em sala de aula”, afirma Simone Santana Oliveira, idealizadora da iniciativa.
Criado em 2019 nas aulas de arte, o projeto foi interrompido durante a pandemia e retomado em 2022, em formato interdisciplinar, com apoio da professora de geografia Jadsanie Anayara Santos Pereira. “A partir de parcerias com outras áreas, começamos a definir temas que permitissem estudar e representar a cultura do Brasil e do mundo, o que inspirou as peças”, explica.
Para Simone, a participação no Guará Fest amplia o alcance da iniciativa da Etec de Cubatão. “Este ano, o convite da prefeitura mostra que o trabalho dos estudantes pode dialogar com a comunidade e integrar uma programação cultural mais ampla”, conclui.
Espetáculos
Os espetáculos encenados pelos estudantes representam as cinco regiões brasileiras:
Raízes do Sul (1º MTec Administração – Região Sul)
Drama que percorre episódios da história do Sul, das disputas coloniais ao impacto de tragédias recentes, destacando a construção da identidade regional.
Amor e Confusão no Cerrado (1º MTec Logística – Região Centro-Oeste)
Ambientada na construção de Brasília, esta comédia romântica retrata a relação entre um jovem candango e a filha do presidente Juscelino Kubitschek.
A mata vive: as vozes que o fogo não calou (1º MTec Meio Ambiente – Região Norte)
Com personagens do folclore, o drama aborda a resistência da floresta e dos povos originários diante da exploração e destruição ambiental.
Entre Barracas e Paixão: Uma Feira Nordestina (1º MTec Informática – Região Nordeste)
Comédia dramática com música e dança que mostra a vida em uma feira, marcada por disputas amorosas, intrigas e celebrações da cultura popular.
Perdidos na Rocinha (1º MTec Recursos Humanos – Região Sudeste)
Esta comédia apresenta o encontro de jovens de diferentes estados da região em uma favela carioca, explorando rivalidades, estereótipos e aproximações culturais.
Vestibulinho das Etecs
As inscrições para o Vestibulinho das Etecs para o primeiro semestre de 2026 podem ser feitas até as 15 horas do dia 3 de novembro, exclusivamente pelo site vestibulinho.etec.sp.gov.br. A prova será aplicada no dia 30 de novembro. Para participar, é necessário pagar uma taxa de R$ 29.
O processo seletivo oferece Ensinos Médio e Médio integrado ao Técnico, Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), bem como cursos técnicos – presencial, semipresencial e online – e especializações técnicas. A distribuição de cursos e vagas está disponível na internet.
As Etecs oferecem computadores com acesso à internet para candidatos que necessitarem de apoio para esta etapa. O interessado deve entrar em contato com a unidade para verificar os horários de atendimento.
Serviço
Mostra de Teatro – Projeto em Cena 2025
Data: sábado (20)
Horário: 9 às 12h30
Local: Píer do Casqueiro
Endereço: Avenida Beira Mar, Casqueiro


