O Centro Paula Souza (CPS) é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Presente em 363 municípios, a instituição administra 228 Escolas Técnicas (Etecs), 77 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais e 552 Classes Descentralizadas (unidades que oferecem um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec). Atualmente, o CPS tem mais de 316 mil alunos matriculados em cursos técnicos de nível médio e superiores tecnológicos.
Nas Etecs, mais de 226 mil estudantes estão matriculados nos Ensinos Técnico, Integrado, Médio e Especialização Técnica, incluindo habilitações nas modalidades presencial, semipresencial e online. As Etecs oferecem 216 cursos, voltados a todos os setores produtivos públicos e privados.
Já as Fatecs atendem mais de 90 mil alunos matriculados em 91 cursos de graduação tecnológica, em diversas áreas, como Construção Civil, Mecânica, Informática, Tecnologia da Informação, Turismo, entre outras.
Além da graduação, o CPS oferece cursos de pós-graduação, atualização tecnológica e extensão.
A instituição também é reconhecida como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), uma organização sem fins lucrativos de administrações públicas ou privadas, que tem como principal objetivo a criação e o incentivo a pesquisas científicas e tecnológicas.
O reconhecimento se deu por unanimidade em reunião do Conselho das Instituições de Pesquisa do Estado de São Paulo (Consip), realizada em 14 de setembro de 2021.
Promover a educação pública profissional e tecnológica dentro de referenciais de excelência, visando o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do Estado de São Paulo.
Visão
Consolidar-se como referência nacional na formação e capacitação profissional, bem como na gestão educacional, estimulando a produtividade e competitividade da economia paulista.
Valores
Valorização e desenvolvimento humano;
Postura ética e comprometimento;
Respeito a diversidade e a pluralidade;
Compromisso com a gestão democrática e transparente;
Cordialidade nas relações de trabalho;
Responsabilidade e sustentabilidade;
Criatividade e inovação.
Objetivos estratégicos
Atender às demandas sociais e do mercado de trabalho;
Obter a satisfação dos públicos que se relacionam com o Centro Paula Souza (stakeholders);
Alcançar e manter o grau de excelência em seus processos de ensino e aprendizagem;
Assegurar a perenidade do crescimento da instituição com recursos financeiros disponíveis;
Celeridade e efetividade na prestação de serviços;
Formar profissionais atualizados em tecnologias e processos produtivos, capazes de atuar no desenvolvimento tecnológico e inovação;
Promover a cultura de inovação e empreendedorismo;
Aumentar a eficiência, produtividade e competitividade da instituição;
Ampliar a oferta da educação profissional.
Diretrizes estratégicas
Aperfeiçoar continuamente os processos de planejamento, gestão e as atividades operacionais/administrativas;
Estimular e consolidar parcerias (internas e externas), sinergias e a inovação tecnológica;
Manter a adequada infraestrutura e atualizados os laboratórios e equipamentos didáticos-pedagógicos;
Promover capacitações e atualizações dos servidores, para assegurar a qualidade e a eficiência da educação profissional;
Garantir processos de avaliação institucional que viabilizem a métrica e identificação dos resultados do Centro Paula Souza;
Implantar programas que busquem melhorias contínuas dos resultados da instituição;
Identificar novas tecnologias e demandas para planejamento e implantação de novos cursos e iniciativas;
Promover aplicação da tecnologia e estimular a criatividade para o desenvolvimento de competências humanas e organizacionais;
Captar recursos financeiros externos para realizações de projetos estratégicos quando não disponíveis no orçamento da instituição.
Anterior
Próximo
Histórico
Início
Decreto-lei cria uma autarquia para articular e desenvolver a formação de tecnólogos: o Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo (CEET).
Novo nome
Início das atividades da Fatec São Paulo. A instituição recebe novo nome: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
Primeiras escolas técnicas
O Centro Paula Souza cria as duas primeiras escolas técnicas: na capital, a Escola Técnica São Paulo (Etesp) e, em Taquaritinga, a Etec Dr. Adail Nunes da Silva.
Pioneirismo
A unidade de Jaú cria dois cursos tecnológicos de navegação fluvial, pioneiros na América Latina.
SAI
Entra em vigor o Sistema de Avaliação Institucional (SAI), dedicado ao contínuo aprimoramento pedagógico a partir da mensuração do desempenho e do atendimento de expectativas.
Modalidades
Implantação, pelo Governo Federal, de uma reforma no ensino profissional separando o Ensino Técnico do médio. O Centro Paula Souza passa a oferecer as duas modalidades separadamente.
Pós Graduação
Início das turmas de pós-graduação lato sensu (especialização) na Fatec São Paulo. Parcerias com prefeituras e empresas são formadas para a ampliação de vagas e a de definição de cursos. Governo inicia a ampliação do número de Fatecs, partindo de 10 para 26 unidades no final de 2006.
Pontuação Acrescida
Entra em vigor a pontuação acrescida no processo seletivo, ou seja, bônus para afrodescendentes e alunos vindos de escolas públicas. O Centro Paula Souza encerra o ano com 77 mil alunos matriculados nas 126 Etecs e 26 Fatecs.
Telecurso TEC
Tem início o Telecurso TEC, curso técnico a distância. Ocorre a 1ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza. Fatec é a primeira a ter curso de Autotrônica no Brasil. A e ciência do SAI é reconhecida com o prêmio Mário Covas.
Ampliação do Telecurso TEC
Ocorre a Ampliação do Telecurso TEC para o atendimento de alunos da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e do Estado de Goiás. Aberto curso tecnológico pioneiro em Silvicultura, em Capão Bonito. São criadas mais 12 Fatecs e 13 Etecs.
Univesp
O convênio com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) permite a criação de cursos tecnológicos a distância. O Centro Paula Souza comemora 40 anos em meio ao maior plano de expansão da sua história.
Nova Sede
Inauguração da nova sede do CPS e Etec Santa Ifigênia, na Capital.
50 anos
CPS comemora aniversário de 50 anos na Assembleia Legislativa.
Concurso Público
CPS abre concurso para contratação de 993 docentes de Ensino Médio e Técnico e 594 de Ensino Superior, além de 1.120 servidores administrativos.
1969
1970
1973
1980
1988
1988
1990
1994
1997
1997
1998
1998
2002
2005
2006
2007
2007
2008
2008
2009
2009
2010
2013
2014
2019
2021
2022
Instalação do CEET
Instalação do CEET, com cursos nas áreas de construção civil e mecânica. Criação da Fatec Sorocaba.
Ensino Técnico
Início do Ensino Técnico no Centro Paula Souza, com a incorporação de seis escolas técnicas que faziam parte de um convênio firmado entre os governos federal, estadual e municipal, integram-se outras seis escolas.
Programa Internacional
Tem inicio um programa para levar cerca de 50 professores de Fatecs e Etecs à França, Alemanha e Bélgica para estágios em instituições de ensino técnico e tecnológico.
85 Escolas
A partir deste ano até 2004, a instituição integra outras 85 escolas técnicas da Secretaria Estadual de Educação.
Ferramentas de Planejamento
Outras ferramentas são criadas para nortear o planejamento da instituição: o Observatório Escolar e o Banco de Dados.
Laboratório de Currículo
A instituição cria o Laboratório de Currículo, grupo que reúne especialistas em educação e do setor produtivo para elaborar e reformular regularmente os cursos do Centro Paula Souza.
Prêmio Mário Covas
Sistema de auto avaliação das escolas, elaborado pelo Observatório Escolar, ganha o prêmio Mário Covas de Gestão.
Expansão de Ensino Profissional
O Governo de São Paulo lança o Plano de Expansão do Ensino Profissional, implantando, já nesse ano, 7 Fatecs e 12 Etecs. A meta é dobrar o número de Fatecs (de 26 para 52) e criar 100 mil novas matrículas no Ensino Técnico até 2010.
Abertura de cargos
É instituído o Plano de Carreiras do Centro Paula Souza, permitindo o planejamento e o reajuste dos salários. A iniciativa resultou na abertura de 22 mil cargos públicos para docentes, auxiliares de magistério e técnicos administrativos.
Idetec
Criado o Índice de Desenvolvimento do Ensino Técnico e Tecnológico do Estado de São Paulo (Idetec), para avaliar a qualidade do ensino profissional oferecido.
Expansão
Está entre os anos de maior expansão no número de Etecs: foram criadas 19 unidades, sendo 7 na Capital e 12 nos municípios de Embu das Artes, Francisco Morato, Itararé, Ituverava, Lorena, Mairinque, Nova Odessa, Olímpia, Osasco (Dr. Celso Giglio), Registro, Santa Rosa de Viterbo e São Pedro.
Novas Unidades
Grande expansão no número de Fatecs: foram implantadas 7 faculdades, nos municípios de Assis, Bebedouro, Campinas, Cotia, Itapira, São Carlos e São Paulo (Sebrae – Campos Elíseos).
Reconhecimento Científico
A instituição é reconhecida como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) pelo Conselho das Instituições de Pesquisa do Estado de São Paulo (Consip), vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.
Quem foi Paula Souza
Nascido em uma família de estadistas, no município paulista de Itu, o engenheiro e professor Antonio Francisco de Paula Souza (1843 – 1917) posicionava-se como um liberal, a favor da república e do fim da escravatura. Estudou engenharia na Alemanha e na Suíça. Fundou a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e trabalhou diretamente no desenvolvimento da infraestrutura do País, projetando obras e estradas de ferro. Na política, atuou como deputado, presidente da câmara estadual e ministro das Relações Exteriores e da Agricultura no mandato do presidente Floriano Peixoto (1891 – 1894).
Paula Souza era reconhecidamente um homem à frente de seu tempo e caracterizou-se como um educador que sempre defendeu o papel da escola como meio de formação de profissionais e não somente um local para discussões acadêmicas. Mais de 50 anos após sua morte, os princípios idealizados por Paula Souza começaram se concretizar com a criação do Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo, em 6 de outubro de 1969, que posteriormente foi rebatizado como Centro Paula Souza, em homenagem ao professor.