Além de campanhas de conscientização em unidades de todo Estado, CPS implanta sistema permanente de escuta ativa e promove webinares sobre saúde mental
Atividades incluem desde palestras, saraus musicais e oficinas de arte, até campanhas para doação de sangue | Foto: Divulgação
De mensagens motivacionais em murais coloridos a rodas de conversa com especialistas, diversas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais transformaram o Setembro Amarelo em um movimento de engajamento e conscientização sobre saúde mental. As atividades incluem palestras, saraus musicais, oficinas de arte, campanhas para doação de sangue, entre outras ações, reforçando o compromisso do Centro Paula Souza (CPS) com o bem-estar da comunidade escolar. Mas todo esse cuidado vai além da data simbólica e vem se consolidando com uma política institucional permanente de acolhimento emocional estudantil.
Inspirado em metodologias de inteligência emocional e comunicação não-violenta, o CPS começou a implementar neste semestre o Sistema de Escuta e Acolhimento (SER CPS). A iniciativa está sendo colocada em prática progressivamente nas unidades para oferecer suporte emocional contínuo aos estudantes, por meio da escuta ativa. Os jovens podem compartilhar suas angústias com professores capacitados para uma conversa empática, sem julgamentos.
Para a professora Michele Moreira, responsável pelo SER CPS, o Setembro Amarelo é crucial para dar visibilidade à valorização da vida, mas o sofrimento não escolhe data. “A empatia e o contato humano são essenciais para o enfrentamento de dificuldades que podem levar a estados de tristeza e depressão. Por isso, criamos um espaço seguro, sigiloso e permanente, onde o aluno pode ser acolhido a qualquer momento”, explica.
A iniciativa surgiu a partir do Momento SER, experiência desenvolvida na Fatec São Roque desde 2019, que agora está avançando para Etecs e Fatecs de Botucatu, Itapetininga, Itu, São Roque, Sorocaba, Tatuí e Votorantim, com previsão de crescimento gradual para todo o Estado de São Paulo a partir de 2026.
Setembro Amarelo
Enquanto o SER CPS prossegue na estruturação de um suporte permanente, Etecs e Fatecs espalhadas por todas as regiões do Estado demonstram comprometimento com a valorização da vida, promovendo atividades temáticas diversas. Entre os destaques, está a Etec de Suzano, que promoverá um ambiente acolhedor interativo, com meditação guiada, quick massagem, oficina de chás relaxantes, estimulação sensorial com texturas e uma competição de poesia sobre o tema Bullying não é brincadeira.
Sob o lema Sua vida importa, você importa, a Etec Armando Pannunzio, de Sorocaba, disponibilizou um painel de acolhimento, espalhando palavras de incentivo e esperança, além de balões amarelos, recheados de mensagens especiais, prontos para serem estourados. A ideia é permitir aos jovens levar para casa palavras de motivação e de carinho.
Na Etec Prof. José Sant’ana de Castro, em Cruzeiro, o Setembro Girassol inclui cartas motivadoras enviadas por pais, saraus musicais e um mural de recados afetivos. Já a Etec da Zona Leste, da Capital, organiza uma cápsula do tempo, onde alunos da primeira série dos Ensinos Médio e Integrado ao Técnico registram seus temores para abrir somente em 2026, simbolizando renovação e esperança. As outras turmas escreverão cartas sobre seus sentimentos para queimar posteriormente, como um ato de libertação das angústias.
Em Fernandópolis, a programação integra ainda o Setembro Verde (de inclusão), com palestras, distribuição de broches e mensagens inspiradoras. A Fatec Botucatu aposta na arte como ferramenta de expressão emocional, com sarau de poesias, exposição visual e um mural coletivo de afetos. A Fatec Jales recebeu a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que ministrou palestras sobre saúde mental.
A Etec Dep. Salim Sedeh, de Leme, promove o projeto Minha Motivação para Viver, no qual os alunos homenageiam pessoas que inspiram sua jornada. A Fatec Indaiatuba oferece sessões de escuta ativa e psicoterapia breve conduzidas por profissional especializado.
Webinares reforçam o ‘valor da vida’
Como parte da programação principal, o CPS promove nesta quarta-feira (10) dois eventos online sobre inteligência emocional, valor da vida e autocuidado. O primeiro encontro, às 10 horas, é voltado aos estudantes das Etecs e Fatecs. O segundo, às 14 horas, destina-se a professores e servidores. A transmissão será feita pelo Youtube.
Veja fotos de algumas atividades:





