Projetos de alunos das unidades de Jacareí e Taboão da Serra concorrem com propostas de todo o País; público pode participar da escolha por meio de votação popular na internet
Aplicativo da Etec de Taboão da Serra usa IoT para prevenir incêndios e reduzir consumo de água em emergências l Foto: Divulgação
Projetos desenvolvidos por alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de Taboão da Serra e Cônego José Bento, de Jacareí, estão entre os 100 finalistas da Mostra de Aplicativos da Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT 2025), realizada nesta semana, nos municípios de Jacareí e São José dos Campos. A etapa decisiva da competição inclui votação popular, aberta até o meio-dia de sexta-feira (18), neste link. É necessário rolar a página por etapas até o final para carregar os projetos e habilitar a busca.
Representando a Etec de Taboão da Serra, a proposta de destaque é o IgnisZero, uma solução impulsionada por internet das coisas (IoT), capaz de detectar rapidamente focos de calor e vazamento de gases, além de agir de forma automática para minimizar danos. Um sistema embarcado integrado a um aplicativo mobile utiliza sensores de gás, câmera térmica e atuadores controlados remotamente. O mecanismo permite uma resposta ultrarrápida, com ativação em até 15 segundos, proporcionando uma economia de até 70% no consumo de água em comparação a sistemas convencionais.
A interface intuitiva contribui, também, para democratizar o acesso à automação em ambientes como escolas, museus, data centers e indústrias. Desenvolvida pelos estudantes Sophia Lima Gomide Di Tomazo, André de Oliveira Dias, Murilo Haddad Ferreira Souza, Leonardo Augusto Afonso, Pedro Henrique Souza Cunha e Vitor Forcassin Rosa da Silva, sob orientação da professora Nathane de Castro, a proposta está alinhada diretamente ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 9 da Organização das Nações Unidas (ONU): Indústria, Inovação e Infraestrutura.
Aplicativo para terceira idade
A Etec de Jacareí está na final da OBT 2025 com o aplicativo Alô Vovô | Pingando Ypê, criado pelos alunos Andrew Siqueira de Souza, João Gabriel Pires, Marcelo Yuca Jorge, Ronaldo Martins de Souza e Verônica Maria de Paula Azevedo. Voltado para a terceira idade, o app conta com funcionalidades como calendário de medicação, lembretes personalizados, localização de centros de saúde e lazer, além de um sistema de clubes sociais, que incentiva o convívio e o bem-estar.
Para a professora Elisiane Alves de Oliveira Kabayama, orientadora do projeto, a participação dos estudantes vai além da competição. “Nesse evento, que conta com a participação de universidades e empresas nacionais e internacionais, nossos alunos têm a oportunidade de ampliar o relacionamento com pessoas das áreas que gostam, aprendendo mais e crescendo de forma interpessoal”, salienta.
Representantes de todo o País
A Mostra de Aplicativos da OBT 2025 faz parte da Semana Escola Avançada de Tecnologia (EAT), promovida pelo Instituto Alpha Lumen (IAL). O evento reúne mais de 600 estudantes, de 145 cidades e 25 estados, com foco em tecnologia, impacto social, ciência e desenvolvimento humano. Durante a semana, os finalistas participam de uma programação que inclui oficinas tecnológicas, simuladores de realidade virtual, observações astronômicas e visitas ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e à Embraer.
Serviço
Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT 2025)
Projeto IgnisZero (Etec de Taboão da Serra): acesse o vídeo.
Projeto Alô Vovô | Pingando Ypê (Etec de Jacareí): acesse o vídeo.
Votação popular: Até sexta-feira (18), ao meio-dia, neste link.



