Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Esses cookies permitem funcionalidades essenciais, tais como segurança, verificação de identidade e gestão de rede. Esses cookies não podem ser desativados em nossos sistemas. Embora sejam necessários, você pode bloquear esses cookies diretamente no seu navegador, mas isso pode comprometer sua experiência e prejudicar o funcionamento do site.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Filtro de Daltonismo
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Pisa

Alunos de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) obtiveram médias iguais ou superiores às de estudantes de países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). A comparação dos resultados dos dois grupos mostra que o desempenho dos alunos do Centro Paula Souza (CPS) supera diversos países em Leitura, além de ser semelhante em Matemática.

No início de dezembro, a OCDE divulgou os resultados do Pisa, que avalia os conhecimentos de jovens de 15 anos de vários países em Matemática, Leitura e Ciências. A prova foi realizada em 2022. Esses dados são comparáveis ao Pisa for Schools (Pisa-S), no qual as Etecs foram avaliadas em 2021.

A análise dos resultados mostra que a média dos alunos das Escolas Técnicas em Leitura é 515, enquanto a dos países da OCDE na mesma competência é 476 e a do Brasil, 410.  

Se comparado o desempenho das Etecs ao de cada país, é possível observar que 27 Escolas Técnicas ficam entre as 40 melhores posições em Leitura. Três Etecs da Capital – Guaracy Silveira; São Paulo, conhecida como Etesp; e Irmã Agostina – têm resultado superior ao de Singapura, o país mais bem colocado do mundo. Além disso, 17 Etecs estão à frente do Japão, por exemplo.

Em Matemática, estudantes das Escolas Técnicas alcançaram a mesma média dos países da OCDE: 472, superando a brasileira, que é 379. Na comparação com outras nações, vemos que 11 unidades do CPS estão entre as 30 melhores posições. A Etesp, por exemplo, teve desempenho superior ao do Japão e da Coreia do Sul.

Já em Ciências, enquanto os integrantes da OCDE têm média 485, a das Etecs é 479 e a do Brasil, 403. Dentre as 40 melhores posições no mundo, se destacam 14 Etecs.

Confira o resultado do Pisa nas edições anteriores: