Escola Técnica do Centro Paula Souza terá estande para expor seus produtos; evento será realizado entre as 8 e as 14 horas do dia 12, no Parque de Exposições Miguel Rodrigues da Silva (Expoan)
Professores da unidade de Andradina participaram da edição anterior do evento, que incentiva práticas sustentáveis l Foto: Divulgação
Programada para amanhã, 12, a sexta edição da Feira de Sementes Crioulas, da Agrobiodiversidade e Tradicionais de Andradina e Região contará com a Escola Técnica Estadual (Etec) Sebastiana Augusta de Moraes entre os expositores. Gratuito e aberto ao público, o evento tem como proposta fortalecer a autonomia e a soberania da agricultura familiar, visando a segurança alimentar.
Além de valorizar a cultura local, a exposição pretende reunir agricultores familiares que tenham sementes e mudas crioulas – as cultivadas sem agrotóxico – para troca, ou possuam produtos de agroindústria para venda, como polpa de frutas, doces, produtos defumados e alimentos prontos para consumo – pastel, carne e peixada, por exemplo.
A feira é organizada pela Prefeitura de Andradina, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e a Etec, entre outras instituições. A programação, que será realizada no Parque de Exposições Miguel Rodrigues da Silva (Expoan), contará também com oficinas e apresentações culturais e gastronômicas regionais.
Atividades previstas
As atrações culturais do evento incluem a Orquestra de Viola Nego Viana e o grupo de dança das agricultoras familiares assentadas da reforma agrária de Castilho, que vai apresentar a catira, também conhecida como cateretê, além de outras danças regionais.
Já as oficinas vão abordar temas diversos, como sistemas agroflorestais, utilização de microrganismos eficientes na agricultura, plantas alimentícias não convencionais, conhecidas como pancs, plantas medicinais e aromáticas, e agricultura urbana, que pretende esclarecer que também é possível o cultivo na cidade. Haverá ainda discussão sobre saberes e sabores e utilização de flores como alimento.
Presença da Escola Técnica
Mais uma vez, a Etec de Andradina participa da organização da feira. Em seu estande, docentes e alunos expõem os produtos da unidade, entre os quais, sementes e mudas crioulas, doces de banana e de abóbora.
De acordo com o professor Leandro Barradas Pereira, a vivência em eventos como este agrega conhecimento aos estudantes, principalmente aos que fazem os cursos técnicos de Agronegócio e Agropecuária. “Eles aprendem muito com a estrutura da mostra. Como monitores, recebem expositores, orientam visitantes e participam de oficinas”, explica o educador.
O projeto de produção orgânica começou em 2011 na Escola Técnica. “Hoje temos uma coleção que engloba várias espécies de cultivo sem agrotóxico: milho, feijão, mandioca, banana e adubos verdes, entre outras”, conta Pereira. Os agricultores que vão até a unidade recebem sementes crioulas gratuitas. “Estamos tentando transformar nossa região. Ao incentivar a agricultura familiar e levantar discussão sobre a segurança alimentar e nutricional, contribuímos com a melhoria da produção orgânica e agroecológica e com o desenvolvimento rural sustentável”, conclui o professor
Serviço
6ª Feira de Sementes Crioulas, da Agrobiodiversidade e Tradicionais de Andradina e Região
Local: Parque de Exposições Miguel Rodrigues da Silva (Expoan)
Rua A – s/nº, Bairro Industrial
Data: 12 de julho
Horário: das 8 às 14 horas