Nesta quarta (21) e quinta-feira (22), estudantes da Etec Benedito Storani participam de evento que une arte, criatividade e inovação com foco em sustentabilidade
Projeto ‘Arte de Inovar com Maratona de Inovação’ já passou por cinco estados, impactando mais de 5,8 mil pessoas l Foto: Divulgação
A Escola Técnica Estadual (Etec) Benedito Storani, de Jundiaí, será palco nesta quarta (21) e quinta-feira (22) de uma experiência transformadora: o projeto Arte de Inovar com Maratona de Inovação, que propõe desafios criativos focados na sustentabilidade e no uso consciente dos recursos naturais. O evento é realizado pela Loa Produções Culturais, em parceria com o Ministério da Cultura. É a primeira vez que Jundiaí recebe o projeto, que já passou por 13 cidades em cinco estados diferentes, impactando mais de 5,8 mil pessoas.
A iniciativa mobilizará estudantes dos Ensinos Médio e Técnico da unidade. Dividida em três etapas – arte, criatividade e inovação – e seguirá o modelo de ideathon, incentivando os alunos a criar soluções colaborativas para problemas reais. A atividade também contará com a presença de mentores que auxiliarão os participantes no desenvolvimento de ideias sustentáveis e viáveis.
A programação começa com a apresentação do espetáculo teatral Água à Vista, da Companhia de Teatro Parafernalia, que aborda a importância da preservação dos recursos hídricos. Na quinta-feira, os participantes serão convidados a integrar uma Maratona de Inovação (o ideathon), na qual poderão desenvolver soluções criativas para desafios ambientais, promovendo um olhar crítico e sustentável para o futuro.
As ideias desenvolvidas durante o evento serão apresentadas a um grupo de jurados. Os destaques receberão troféus e certificados de reconhecimento. Além disso, todos os participantes ganharão um certificado de participação e um kit educativo contendo materiais sobre inovação, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e habilidades do futuro definidas pelo Fórum Econômico Mundial.
Profissionais do futuro
Para Janaina Firmino, coordenadora do curso técnico de Administração e facilitadora de carreiras na Etec Benedito Storani, envolver os alunos em atividades voltadas à sustentabilidade, à inovação e à arte é extremamente relevante para a formação dos profissionais do futuro. “Isso os preparará com o conhecimento e as ferramentas necessárias para atuar em um mercado que já exige essa mentalidade”, salienta.
A unidade pretende integrar os aprendizados da maratona ao cotidiano pedagógico e às futuras iniciativas educacionais. “Os alunos poderão aplicar metodologias e propostas de resolução de problemas em projetos integradores, iniciação científica, empreendedorismo e trabalhos de conclusão de curso já desenvolvidos nos programas que oferecemos”, explica.
A professora lembra ainda que, em outubro, será realizada a 17ª Feira de Tecnologia (FetecBeSt) com o tema sustentabilidade. “Certamente, os projetos para exposição na feira receberão o impacto destes eventos”, destaca.
Inscrições abertas
As inscrições para o Vestibulinho das Etecs do segundo semestre de 2025 podem ser feitas até o dia 10 de junho, exclusivamente pelo site vestibulinho.etec.sp.gov.br. O exame será aplicado no dia 6 de julho. A avaliação é o caminho para quem deseja cursar o Ensino Técnico ou uma Especialização Técnica gratuita das Etecs. O processo seletivo conta com mais de 36 mil vagas, para cursos técnicos e especializações técnicas, distribuídas por todo o Estado de São Paulo.
Serviço Arte de Inovar com Maratona de Inovação – Edição Sustentabilidade
Local: Etec Benedito Storani (Jundiaí)
Endereço: Avenida Antonio Pincinato, 4355, Recanto IV Centenário
Datas: quarta (21), das 10h30 às 11h30 e das 13h30 às 14h30; quinta (22), das 10h30 às 12h50 e das 13h30 às 15h45