Filtro de Daltonismo

Estudantes da Fatec Americana participam de evento internacional

Cinco alunos do curso de Segurança da Informação marcaram presença gratuitamente no ‘Lacnic 43’, encontro com especialistas sobre infraestrutura e governança da internet

27 de junho de 2025 7:02 am Eventos, Fatec, Tecnologia

Alunos da Fatec Americana vivenciam evento internacional sobre governança da internet com profissionais da área | Foto: Divulgação

Filipe Luiz Carneiro Lacerda, Renan Cia Laurencio Miranda, Luigi Ferreira Bertelli, Pedro Henrique de Araújo e Luan Gabriel Benfica, do curso superior de tecnologia em Segurança da Informação, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Americana – Ministro Ralph Biasi, participaram da 43ª edição do Registro de Endereços da Internet para a América Latina e Caribe (Lacnic), evento latino-americano sobre infraestrutura e governança da internet.

Realizado em maio, no Distrito Anhembi, em São Paulo, o Lacnic 43 reuniu gestores, pesquisadores e representantes de governos para debater temas como segurança cibernética, políticas regulatórias, inteligência artificial, datacenters e padrões técnicos da internet. Os alunos participaram de fóruns técnicos e reuniões de Computer Security Incident Response Team (CSIRTs) – equipe responsável por receber, analisar e responder a incidentes de segurança em sistemas computacionais, além do Fórum de Políticas Públicas – espaço que define diretrizes para a governança da internet na região.

Conteúdos de alto nível

O coordenador da iniciativa e professor do curso de Segurança da Informação, Henri Alves Godoy, destacou a importância da ação. “Essa aproximação inédita entre a Fatec e o Lacnic fortalece a formação dos nossos estudantes, que tiveram acesso a conteúdos técnicos de alto nível e uma vivência internacional relevante para suas trajetórias acadêmicas e profissionais.”

A participação dos jovens foi articulada por meio da atuação do próprio professor no evento. “Participo do Lacninc há vários anos como profissional de tecnologia da informação e docente. Desde a última edição, no Paraguai, fui convidado a atuar como coordenador dos bolsistas e isso abriu caminho para incluir nossos alunos”, explica Henri.

Para o aluno Filipe Lacerda, a experiência foi motivadora e desafiadora. “Apesar do conteúdo técnico intenso e, muitas vezes, em outros idiomas, consegui absorver muito conhecimento. O networking com profissionais do Brasil e do exterior ampliou minha visão de futuro na carreira em TI”.

O professor Henri finaliza reforçando a importância das parcerias internacionais. “A experiência reforça a relevância de fomentar esse tipo de articulação entre academia e comunidade técnica internacional. É um modelo que precisa ser mantido e ampliado.”

Compartilhe


Veja também