Pesquisa de Emily competiu com trabalhos de alunos de graduação e pós, conquistando prêmio no Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência
Aluna da unidade do Centro Paula Souza recebeu premiação inédita na 46ª edição do CBrAVIC, realizado na UFSCar l Foto: Divulgação
Aluna da Escola Técnica Estadual (Etec) Rubens de Faria e Souza, de Sorocaba, Emily Belchior, que participa do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica para o Ensino Médio (PIBIC Júnior) da Unesp, destacou-se no Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência (CBrAVIC) 2025, pela pesquisa sobre novas rotas de esterilização de materiais com plasmas frios. De acordo com a estudante, plasmas frios geralmente são utilizados para remover contaminantes de superfícies, como tecidos, para inativar microrganismos e até modificar superfícies.
Na quadragésima sexta edição do CBrAVIC, realizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pela primeira vez o evento contou com alunos do Ensino Médio apresentando trabalhos científicos. A jovem da unidade do Centro Paula Souza (CPS) recebeu uma premiação inédita, como destaque da categoria de pôster, ao competir com estudantes de graduação e pós-graduação.
Foi conversando com um amigo que Emily descobriu em 2024 seu interesse pela iniciação científica, quando fazia o segundo ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico (M-Tec) em Química. “Tentei entrar na área de diversos modos, até conseguir a vaga no programa da Unesp”, relembra. “Ali já me chamou atenção o tratamento dos respiradores N95 da professora Elidiane Cipriano Rangel, que viria a ser minha orientadora”, conta Emily.
Apesar de ser curiosa e gostar de coisas novas, a aluna da Etec lembra que no início do Programa teve medo de não conseguir desenvolver sua pesquisa, de não saber se relacionar com equipe científica que integra o PIBIC Júnior e de trabalhar com equipamentos de ponta. Mas todos esses desafios foram superados com o apoio do pessoal do Laboratório de Plasmas Tecnológicos (LapTec). Ela logo pôde acompanhar a evolução do seu conhecimento e o aprimoramento do projeto, que já representavam suas primeiras conquistas.
O trabalho de Emily e de dois estudantes da turma do M-Tec em Química integrou o projeto de pesquisa trienal de Elidiane e contribuiu para a dissertação de mestrado da Maria Cláudia. “Fiquei responsável pelo estudo que avaliou o efeito da variação de proporção dos gases. Coube ao Luís Gustavo dos Santos trabalhar a variação da potência, enquanto Kevin Rodrigues estudou a variação do tempo de tratamento”, explica Emily. O processo para a técnica da máscara, basicamente era o mesmo para todos. O que mudava era a relação de causa e efeito que investigavam. Os três estudantes faziam os tratamentos dos respiradores no reator de baixa pressão, analisavam os tecidos das máscaras em equipamentos específicos após a técnica e também sugeriam respostas a diversas perguntas na área científica.
Neste ano, Emily também participou do Congresso de Iniciação Científica (CIC) da Unesp, em Sorocaba. Entender a dinâmica do simpósio ajudou a aprimorar seu trabalho além de deixar a jovem mais preparada para sua apresentação no CBrAVIC na UFSCar. A premiação que ela conquistou validou sua iniciativa, mostrando que a experiência anterior trouxe segurança a sua exposição. “Gosto muito do ramo de pesquisas e desejo seguir em frente com elas”, conta a estudante que prestou Enem e o Provão Paulista para Biomedicina. ”A área da Saúde me interessa desde os 12 anos, e descobri minha preferência pelos laboratórios tanto no M-Tec de Química na Etec quanto na Iniciação Científica da Unesp”, informa.
A superintendente da Etec, Fernanda Maisa S. S. Pinho, não esconde seu orgulho. “Ver o desempenho da Emily no CBrAVIC, que reúne trabalhos e comunidade científica reconhecida pelo talento, nos enche de orgulho”, diz. “ A qualidade do ensino do CPS aliada ao excelente nível de pesquisa da Unesp é uma parceria que deu certo, principalmente por contribuir com o crescimento acadêmico e profissional dos nossos jovens”, conclui Fernanda.