Após conquistar primeiro lugar na competição do British Council, estudantes vivenciarão experiência imersiva nos bastidores do Grande Prêmio de Fórmula 1, em novembro
Equipe da Etec Jorge Street conquistou primeiro lugar com tecnologia para inclusão de pessoas com deficiência auditiva l Foto: Freepik
Conhecer os bastidores do Grande Prêmio de Fórmula 1, no mês de novembro, em Interlagos, será a experiência imersiva que estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Jorge Street, localizada em São Caetano do Sul, no Grande ABC, terão a oportunidade de vivenciar após a conquista do Desafio Learning Sectors: Acelerando no Circuito da Aprendizagem. A iniciativa do British Council busca inspirar jovens para o futuro por meio da educação Stem (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática).
Ao todo, mais de 90 grupos de alunos e professores de Etecs do Centro Paula Souza (CPS) participaram da competição. A proposta do Learning Sectors era desafiar os jovens a identificar problemas reais em suas comunidades escolares e transformar suas soluções em protótipos funcionais, físicos ou digitais, submetendo-os à avaliação e ao aprimoramento contínuo.
A final foi disputada no último sábado (7), em ambiente virtual, quando dez projetos desenvolvidos por alunos foram avaliados pelos critérios de equidade, diversidade, inclusão, originalidade, criatividade, viabilidade, qualidade do protótipo e impacto social. A equipe de São Caetano do Sul venceu com o projeto Tradulibras: uma tecnologia com interface digital que exibe vídeo em tempo real, reconhece gestos do alfabeto em libras, converte em texto e vocaliza a frase.
Impacto social
“O projeto derruba barreiras entre pessoas com deficiência auditiva e ouvintes, promovendo uma educação mais inclusiva no espaço escolar”, afirmou Elizabete Carolina Tenorio Calderon, coordenadora de projetos responsável pela parceria entre o Centro Paula Souza e o British Council.
Tom Birtwistle, diretor do British Council no Brasil, celebrou os resultados: “O Learning Sectors reforça nosso compromisso com um sistema de educação pública que capacita estudantes a enfrentar desafios do mundo real e a desenvolver soluções criativas com foco em impacto social. Os resultados da competição confirmam aquilo que sempre soubemos: o talento extraordinário dos jovens para analisar questões complexas e construir respostas práticas voltadas para a comunidade. Para mim, isso é a educação em seu aspecto mais inspirador.”
Confira os três primeiros colocados entre os finalistas:
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Colocação |
Município |
Unidade |
Projeto |
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1º lugar |
São Caetano do Sul |
Etec Jorge Street |
Tradulibras: protótipo conta com interface digital que exibe vídeo em tempo real, reconhece gestos do alfabeto em libras, converte em texto e vocaliza a frase. |
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2º lugar |
Mococa |
Etec Francisco Gracia |
Adaptamão – impressão 3D de próteses: com o objetivo de auxiliar uma colega do curso de Mecânica que não tem uma das mãos, estudantes da unidade estão desenvolvendo uma prótese automatizada. |
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3º lugar |
Taboão da Serra |
Etec de Taboão da Serra |
Navsight: o protótipo consiste em um sistema integrado de mapas táteis de andares e placas de identificação de salas, complementados por descrições em braile e áudio para fins de acessibilidade. |