Filtro de Daltonismo

De cidades pequenas para o mundo: jovens do interior expandem fronteiras

Eles vivem em locais com menos de 50 mil habitantes e agora participam do Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza, na Argentina, EUA, Inglaterra e Irlanda

29 de maio de 2025 11:59 am Ações, Internacional

Lívia Cristina estuda em Casa Branca; João Victor, em Miguelópolis; e Gustavo, em Santa Cruz do Rio Pardo | Arte: Divulgação

Lívia, Maria Clara, Guilherme, Gustavo e João Victor são alguns dos 337 estudantes de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) selecionados para o Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza (CPS). Cinco alunos de cidades bem pequenas, que farão a primeira viagem de avião da vida, contam sobre a expectativa para o primeiro contato direto com outras culturas e a chance de conhecer uma realidade bem diferente da que vivem.

De Itobi para Worthing

Segundo dados do IBGE, a população estimada de Itobi é de 8.210 pessoas, incluindo a estudante Lívia Feltran de Souza, que deixa a cidade cedinho para passar o dia na vizinha Casa Branca. É na Etec Dr. Francisco Nogueira de Lima que a jovem cursa o Ensino Médio integrado ao Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, em período integral, além do curso técnico em Alimentos, à noite.

“É puxado! Acordo às 5 horas da manhã, pego dois ônibus para chegar à escola, onde fico até às três da tarde. Chego em casa às quatro e às seis pego os dois ônibus de novo para o curso noturno, que só termina às onze e meia. Mas este esforço está me levando para onde nunca imaginei: uma viagem internacional”, conta empolgada. Ela embarcará para Worthing, na Inglaterra, no sábado (31).

De Vera Cruz e Apiaí para Leeds

Aos 17 anos, Maria Clara Gimenez cursa o Ensino Médio integrado ao Técnico em Agropecuária, na Etec Paulo Guerreiro Franco, em Vera Cruz. Ela sairá da cidade de pouco mais de 10 mil habitantes para viajar 430 quilômetros até a Capital e pegar um avião rumo a Leeds, na Inglaterra, nesta sexta-feira (30).

“Nunca viajei de avião. Nunca saí do País. Tenho certeza de que será um momento único na minha vida! Vou aprimorar o inglês, desenvolver alguma independência e conhecer uma nova cultura. Um sonho que parecia impossível até entrar na Etec”, conta.

Guilherme Langner embarca no mesmo voo para Leeds, na Inglaterra, graças ao excelente desempenho no Ensino Médio integrado ao Técnico em Administração, na Etec de Apiaí. Na cidade de 24 mil habitantes, distante 324 quilômetros da Capital, o jovem vive com os pais e os avós. Ele está ansioso para conhecer o mundo.

“Será minha primeira viagem internacional, e logo para um país tão desenvolvido. Além do inglês, tenho certeza de que voltarei com muitas experiências na bagagem”, diz.

De Santa Cruz do Rio Pardo para Brighton

Com 43 anos, Gustavo Henrique Jeronymo finalmente fará uma viagem de avião. Formado desde 2005, como técnico em Informática, voltou à Etec Orlando Quagliato, em 2024, para cursar o técnico em Alimentos. Operador de processo de produção, deixará sua esposa e dois filhos na pequena Santa Cruz do Rio Pardo, de 47 mil habitantes, para passar um mês em Brighton, na Inglaterra.

“Digo aos meus filhos que podem nos tirar tudo, menos o conhecimento. Vou conhecer uma nova cultura e mostrar a eles na prática como o esforço vale a pena”, disse.

De Santa Cruz das Palmeiras para Machester

Lívia Cristina Poiatti, de 17 anos, passa tarde e noite na Etec João Elias Margutti, de Santa Cruz das Palmeiras, cidade de 35 mil habitantes, localizada a 250 quilômetros da Capital. É aluna do Ensino Médio integrado ao Técnico em Administração e do curso técnico em Açúcar e Álcool. Ela ainda faz estágio em um escritório de advocacia pela manhã.

“É uma rotina muito intensa. Já fui dormir chorando de cansaço. Acordei sem vontade de levantar da cama, mas nunca desisti. Essa viagem é a prova que vale a pena acreditar no sonho, um prêmio por todo esforço e dedicação”, diz, prestes a embarcar para Manchester, na Inglaterra, nesta sexta-feira (30).

De Miguelópolis para Dublin

João Victor Veronez estuda inglês desde criança, mas não imaginava colocar o idioma em prática morando na pequena Miguelópolis, cidade com cerca de 22 mil habitantes. Foi como aluno do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Serviços Jurídicos, que o garoto de 17 anos carimbou seu passaporte. Depois de um estágio em posto de saúde, resolveu dedicar toda sua energia à Etec. Agora, colhe os frutos dessa aposta.

“Hoje minha profissão é ‘estudante’, o que faço com muito empenho e orgulho. Tenho certeza que o técnico e o intercâmbio serão diferenciais na minha carreira, de Miguelópolis para o mundo!”, completou

Bolsas de estudos

A edição atual do programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza (CPS) contempla os selecionados do ano letivo de 2024, com um total de 354 bolsas de estudo: 337 para estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs), além de 17 monitores. Eles farão cursos de inglês ou espanhol em instituições de ensino na Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda. A seleção considerou os alunos com melhor desempenho acadêmico nas modalidades presencial e a distância.

Venha estudar com a gente

As inscrições para o Vestibular das Fatecs para o segundo semestre de 2025 estão abertas até dia 6 de junho, às 15 horas, exclusivamente, pelo site vestibular.fatec.sp.gov.br. Para este processo seletivo, são oferecidas 12.550 vagas distribuídas por todo o Estado. Outras 7.470 vagas estão reservadas para os candidatos do Provão Paulista. No total, são 20.020 vagas para a formação profissional gratuita de nível superior.

Já o Vestibulinho das Etecs está com inscrições abertas até 10 de junho pelo site vestibulinho.etec.sp.gov.br. O exame será aplicado no dia 6 de julho. A avaliação é o caminho para quem deseja cursar o Ensino Técnico ou uma Especialização Técnica gratuita das Etecs. O processo seletivo conta com mais de 36 mil vagas, para cursos técnicos e especializações técnicas, distribuídas por todo o Estado de São Paulo

Compartilhe


Veja também