Filtro de Daltonismo

CPS participa da Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia

Formação profissional foi um dos temas debatidos no evento, que reuniu especialistas com objetivo de sugerir temas para agenda nacional da próxima década

8 de março de 2024 4:47 pm Institucional

Diretora-superintendente do CPS ressaltou importância da Educação Profissional para a competitividade do País | Foto: Divulgação

Com o intuito de discutir perspectivas para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos próximos anos, a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, participou nesta sexta-feira (8), do painel Formação de Pessoas para Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), na quinta edição da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o evento teve como objetivo debater os principais desafios sobre o tema no Estado e como contribuir para a agenda nacional do setor na próxima década. A conferência foi transmitida ao vivo pela internet e a gravação está disponível no YouTube.

Para a diretora-superintendente do CPS, a ampliação da oferta de EPT é a “palavra de ordem” para aumentar a competitividade. “O Brasil tem que se tornar mais produtivo e para isso é fundamental elevar o patamar de qualificação dos nossos profissionais”, afirmou. “As redes de ensino precisam cada vez mais se aproximar do setor empresarial e estimular a pesquisa aplicada para atender às demandas do presente e se preparar para as profissões do futuro”, completou.

Também participaram da sessão de debates a professora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora-geral da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), Roseli de Deus Lopes; a pró-reitora de Graduação da Universidade Federal do Grande ABC (UFABC), Fernanda Cardoso; o diretor científico da Fapesp, Márcio de Castro Silva Filho; e o pró-reitor de Extensão do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Breno Santos.

Programação

Sob o tema Para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido, o evento foi realizado entre os dias 7 e 8 de março, dividido em oito sessões temáticas: Financiamento e Organização da Pesquisa e da Inovação; Fortalecimento dos Sistemas Regionais e Estaduais de CTI; Grandes Desafios na Área da Saúde; Transição Digital e Inteligência Artificial; Mudanças Climáticas e Transição Energética; Meio ambiente e Diversidade Biológica; Formação de Pessoas para Ciência, Tecnologia e Inovação; Ciência, Tecnologia e Sociedade.

“No Estado de São Paulo, encontramos instituições de Ensino Superior e centros de pesquisa de renome internacional que são pioneiros na geração de conhecimento científico. Por isso, a importância de promover diálogos e debates para fortalecer a ciência por meio da inovação e da pesquisa contínua”, afirma o secretário estadual de CTI, Vahan Agopyan. “Este evento busca discutir como melhor aproveitar essa competência e buscar sinergia nas ações”, acrescenta.

A programação completa está disponível no site da conferência: https://fapesp.br/cecti

Compartilhe


Veja também