Filtro de Daltonismo

Centro Paula Souza marca presença na Exposição Altar de Día de Muertos

Evento promovido pelo Consulado do México, no Memorial da América Latina, conta com a participação de jovens das Etecs Franco da Rocha, Mairiporã e Santa Ifigênia (Capital)

31 de outubro de 2025 9:29 am Eventos

Altar criado por alunos de Etecs tem como tema principal Mulheres, Povos Indígenas e Afrodescendentes | Foto: Divulgação

O Centro Paula Souza (CPS) participa mais uma vez da Exposição Altar de Día de Muertos, promovida pelo Consulado Geral do México em São Paulo, com a criação de altar desenvolvido por alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Dr. Emílio Hernandez Aguilar (Franco da Rocha), Mairiporã e Santa Ifigênia (Capital), sob orientação do professor Bruce. A mostra faz parte do Festival Día de Muertos realizado no Memorial da América Latina nos dias 1, 2, 8 e 9 de novembro. Nesta edição, o tema é Mulheres, Povos Indígenas e Afrodescendentes.

A participação das escolas é resultado da parceria do CPS com o Consulado do México, por meio da Assessoria de Relações Internacionais (ARInter). A iniciativa busca estimular o intercâmbio cultural entre Brasil e México e a valorização das tradições latino-americanas, além de reconhecer o talento e a criatividade dos estudantes das Etecs.

“Trabalhar a cultura mexicana em sala, especialmente por meio do altar de muertos, é uma oportunidade pedagógica rica. Essa celebração, reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco, permite que os alunos aprendam sobre símbolos, tradições e valores de forma integrada — envolvendo história, artes, língua espanhola e cidadania. Ao compreender o significado de cada elemento do altar, os estudantes desenvolvem respeito pela diversidade, rompem preconceitos e ampliam sua visão de mundo. O aprendizado vai além do conteúdo: forma cidadãos mais conscientes e abertos ao diálogo intercultural”, destaca o professor.

A mostra de altares ocorrerá na Galeria Marta Traba. Os trabalhos, incluindo o projeto desenvolvido pelo grupo de estudantes das Etecs, retratam a relação dos povos originários com a vida, a morte e a ancestralidade. A programação do tradicional Festival Día de Muertos inclui ainda shows, oficinas, apresentações culturais e maquiagem típica.

Día de Muertos

Reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o Día de Muertos é uma das celebrações mais emblemáticas do México. De origem indígena, a tradição combina crenças pré-hispânicas e católicas para celebrar a memória dos que partiram. As famílias montam altares coloridos repletos de flores, velas, comidas típicas e fotografias dos entes queridos, acreditando que suas almas retornam ao mundo dos vivos para compartilhar momentos de afeto e lembrança.

Vestibulinho

O processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais para o primeiro semestre de 2026 oferta 92.355 vagas distribuídas entre as 228 Etecs e classes descentralizadas do Estado de São Paulo. O interessado em participar deve se inscrever até as 20 horas do dia 7 de novembro, pelo site vestibulinho.etec.sp.gov.br. A prova será aplicada no dia 30 de novembro. Para participar, também é necessário pagar uma taxa de participação, no valor de R$ 29.

As oportunidades estão disponíveis para quem deseja cursar os Ensinos Médio e Médio integrado ao Técnico, para o modelo de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), bem como para os cursos técnicos – presencial, semipresencial e online – e especializações técnicas. 

Serviço
Exposição Altar de Día de Muertos
Quando:
dias 1, 2, 8 e 9 de novembro, das 11 às 21 horas
Onde:
Memorial da América Latina (Avenida Mário de Andrade, 664 – Barra Funda)
Entrada gratuita
Classificação livre

Compartilhe


Veja também