Com mais de 40 cursos previstos, iniciativa contempla áreas como gastronomia, beleza e bem-estar, indústria, moda, tecnologia e inovação; objetivo é estimular geração de renda
Ação pretende levar qualificação profissional para todo Estado por meio de unidades móveis | Foto: Marcelo S. Camargo/Governo de SP
O programa Caminho da Capacitação, do Fundo Social de São Paulo, iniciou nesta semana, em municípios da região de Campinas, uma série de cursos de qualificação profissional gratuitos oferecidos em parceria com o Centro Paula Souza (CPS). A iniciativa integra o Superação SP, programa lançado pelo Governo de São Paulo, voltado a famílias de baixa renda e pessoas em situação de vulnerabilidade.
A ação pretende percorrer várias cidades do Estado, por meio de carretas itinerantes. O objetivo é facilitar o acesso à formação profissional, ampliando as oportunidades de geração de renda. Neste primeiro ciclo, o programa atenderá nove cidades: Cabreúva, Capivari, Elias Fausto, Indaiatuba, Itupeva, Mombuca, Monte Mor, Rafard e Rio das Pedras.
Com mais de 40 cursos previstos, o projeto inclui áreas como gastronomia, beleza e bem-estar, indústria, moda, tecnologia e inovação. As formações são voltadas a pessoas a partir de 18 anos, com prioridade para desempregados, beneficiários de programas sociais e mulheres chefes de família. Alguns cursos também aceitam jovens a partir de 16 anos. As aulas são ministradas por profissionais contratados pelo CPS e os participantes recebem certificado de conclusão.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site caminhodacapacitacao.sp.gov.br.