Filtro de Daltonismo

CPS capacita professores para liderarem projetos de sustentabilidade

A capacitação Changemaker ODS prepara docentes para aplicarem boas práticas de educação e incentivar os estudantes a desenvolverem trabalhos de Iniciação Científica

17 de novembro de 2025 9:35 am Internacional

Abertura do evento de certificação em capacitação que reforça práticas para ensino dos ODSs | Foto: Roberto Sungi

Professores das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) receberam, na sexta-feira (14), a certificação internacional do programa de capacitação Changemaker ODS, promovido pela Assessoria de Relações Internacionais (ARInter), do Centro Paula Souza. No total, 80 professores concluíram a formação que teve como tema central a divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. As aulas e atividades foram oferecidas em inglês, com duração de 20 horas.

O projeto-piloto foi realizado na plataforma Educator Hub e, a partir do próximo ano, os alunos também terão acesso à ferramenta com conteúdo didático em inglês, orientação para participarem de projetos de iniciação científica e jogos sobre os ODS.  

Para a assessora da ARInter, Camila Bueno, o objetivo desta iniciativa é preparar os professores para serem capazes de liderar projetos voltados à sustentabilidade. “Nossa estratégia é viabilizar parcerias que coloquem nossos alunos em contato com as melhores práticas pedagógicas de outros países, fazendo do aprendizado uma experiência apaixonante”, avalia.

 A cerimônia de certificação contou com apresentações da diretora de Inovação e Educação da empresa parceira YourAccess, Bruna Tadross, e da pesquisadora e doutora Andrea Bortolotto.

Os professores certificados receberam um kit pedagógico que inclui um jogo de cards para ensinar o conceito dos ODS de forma mais interativa. “Essa ferramenta traduz a proposta do Changemaker, de educação inclusiva. Já conseguimos colocar alunos brasileiros jogando com ingleses e jogadores do colégio Dante Alighieri competindo com estudantes de comunidades quilombolas”, conclui a diretora de Inovação e Educação da YoChangemaker.         

Compartilhe


Veja também