Filtro de Daltonismo

CPS apresenta case de educação empreendedora no ‘SciBiz Conference’

Iniciativa da Fatec Indaiatuba, que reuniu 300 alunos e resultou em 110 projetos, será apresentada em painel sobre como transformar conhecimento acadêmico em negócios

16 de junho de 2025 7:00 am Ações, Eventos, Fatec

Um dos principais encontros de ciência e negócios do Brasil, evento promove conexão entre pesquisa e mercado l Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (17), das 13h30 às 15 horas, a professora Bárbara Regina Lopes Costa, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Indaiatuba – Dr. Archimedes Lammoglia, apresentará, no SciBiz Conference 2025, os resultados de um projeto que aplica a educação empreendedora nos cursos de Comércio Exterior e Gestão Empresarial. A palestra integra o painel Do Laboratório ao Mercado: A Jornada Empreendedora de Pesquisadores, realizado no auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI), da Universidade de São Paulo (USP).

Desenvolvida entre 2022 e 2024, a iniciativa envolveu cerca de 300 estudantes e resultou em 110 projetos, muitos premiados ou em fase de incubação. Utilizando metodologias ativas e programas como o Ignite, da Fundação Wadhwani, e a Escola de Inovadores do Centro Paula Souza (CPS), o projeto incentiva a criação de soluções inovadoras e a participação em competições estudantis.

“Desde 2022, quando começamos a implantar a proposta, já vemos resultados concretos: alunos com projetos incubados, premiações em competições estudantis e iniciativas sendo registradas. Mais do que ensinar empreendedorismo, estamos preparando os estudantes para atuar de forma prática, seja como empreendedores ou intraempreendedores. Hoje, nossa sala de aula virou uma vitrine de inovação dentro da Fatec Indaiatuba”, afirma a professora.

Jornada Integral

A participação de Bárbara no painel reforça o papel ativo do CPS na promoção da pesquisa aplicada e na aproximação entre ciência e mercado. Por meio da Comissão Permanente do Regime de Jornada Integral (CPRJI), a instituição desenvolve e apoia projetos que buscam soluções reais para os desafios sociais e ambientais da atualidade.

Além da professora da Fatec Indaiatuba, participarão da mesa-redonda Guilherme de Oliveira, presidente da Comissão de Startups e Inovação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Santos, e a empresária Pâmela Cavalcanti. A mediação será conduzida por Felipe Bastos, gerente de Parcerias da Wadhwani Foundation, responsável pela curadoria do painel.

Ciência e negócios

Promovido pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP, em parceria com Agência USP de Inovação e InovaUSP, o SciBiz Conference 2025 ocorre entre segunda (16) e quarta (18). O evento é considerado um dos principais encontros de ciência e negócios do Brasil. O tema central da edição deste ano é Inovação e Startups DeepTech: urgência climática, transição energética e sustentabilidade, alinhando-se aos debates globais que antecedem a COP-30.

A programação completa e as inscrições podem ser feitas neste link.

Compartilhe


Veja também