Quando foi constituída junto à Chefia de Gabinete da Superintendência em 2016, a Comissão Permanente de Orientação e Prevenção contra o Assédio Moral (Copam) teve, inicialmente, a proposta de orientar e prevenir atitudes contrárias aos valores do Centro Paula Souza (CPS).
A publicação da Portaria CEETEPS – GDS nº 1334, de 20/06/2016 definiu sua atuação no âmbito das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e da Administração Central do CPS.
A partir de 2019, a comissão passou a incorporar ações de prevenção ao Assédio Sexual definidas pela Portaria CEETEPS – GDS nº 2560, publicada em 26 de abril de 2019, passando a ser denominada Comissão Permanente de Orientação e Prevenção contra o Assédio Moral e Sexual (Copams).
A Copams tem como missão a criação de cultura de paz e constante estímulo à boa convivência organizacional, com a promoção de ações para que as relações interpessoais no ambiente de trabalho, em sentido amplo, incluindo a comunidade discente, sejam baseadas no respeito, nos valores voltados ao bem-estar da comunidade acadêmica, sempre a fim de evitar situações que possam caracterizar Assédio Moral e Sexual.
Presidida por Sonia Charpentier, assessora técnica do Gabinete da Superintendência, a comissão conta com representante do sindicato, da Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoas (CGGP), Unidade Processante (UP), Coordenadoria Geral de Ensino Médio e Técnico (CGETEC), da Coordenadoria Geral de Ensino Superior de Graduação (CGESG), do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), da Ouvidoria e da Assessoria de Comunicação (AssCom).
No primeiro semestre de 2025, a Comissão Permanente de Orientação e Prevenção contra Assédio Moral e Sexual – COPAMS realizou uma série de capacitações em diversas regionais, com o objetivo de expor conceitos e danos causados pelos assédios e importunação sexual, além de realizar oficinas com estudo de casos para elucidar dúvidas e procedimentos.
As capacitações tiveram como principal objetivo expor os conceitos e os danos causados pelos assédios e pela importunação sexual. Além disso, foram realizadas oficinas com estudo de casos para esclarecer dúvidas e procedimentos adequados em situações reais.
As capacitações realizadas pela COPAMS no primeiro semestre de 2025 foram fundamentais para disseminar conhecimento e preparar os profissionais das Unidades de Ensino para lidar com situações de assédio e importunação sexual. A continuidade dessas ações no segundo semestre reforçará ainda mais a importância da prevenção e do combate a essas práticas.