Participantes devem conferir local do exame, documentos aceitos e materiais obrigatórios para realizar a avaliação no domingo (30); portões fecham às 13h30, impreterivelmente
Candidato deve consultar local e conferir materiais obrigatórios antes da prova do Vestibulinho das Etecs | Foto: Roberto Sungi
A prova do Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) é no domingo (30), às 13h30. O participante deve verificar o local onde fará o exame com antecedência na Área do Candidato do site vestibulinho.etec.sp.gov.br, ou diretamente na Etec ou extensão escolhida no ato da inscrição. Não há envio de informações por Correios, e-mail ou outros canais.
A prova do processo seletivo para o primeiro semestre de 2026 será aplicada em unidades de ensino de todo o Estado de São Paulo. Os portões abrem às 12h30 e fecham às 13h30. Após esse horário, não será permitida a entrada de participantes. A recomendação é que o candidato chegue com antecedência mínima de uma hora para localizar a sala de aplicação.
Ao ingressar na sala, o candidato deve permanecer até as 15h30. A partir desse horário, será possível deixar o local com o caderno de questões. O tempo máximo para responder a avaliação é de quatro horas.
Para realizar a prova são esperados mais de 280 mil candidatos: 270.655 inscritos para as vagas oferecidas e 12.666 participantes na opção treineiro.
Materiais obrigatórios
Para realizar o exame, o candidato deve portar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha e régua. É obrigatória a apresentação de documento de identidade original, em bom estado, com foto e assinatura legíveis. Serão aceitos:
• RG ou RG digital (CIN)
• Carteira Nacional de Habilitação (CNH ou CNH digital)
• Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM)
• Passaporte brasileiro válido
• Carteira de Trabalho (CTPS)
• Documento expedido por Ordem ou Conselho Profissional reconhecido por lei federal
• Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM), para solicitantes de refúgio
O Manual do Candidato lista os documentos não aceitos, os itens proibidos e as condutas que podem levar à desclassificação.
Tipos de prova
A prova para a primeira série do Ensino Médio em todos os formatos e para o primeiro módulo dos cursos técnicos será composta por 50 questões objetivas com cinco alternativas cada. Para a maioria dos cursos de Especialização Técnica o exame será composto por 30 questões objetivas relacionadas à habilitação técnica já cursada. A prova da Especialização em Gestão de Projetos (EaD) tem formato específico, com 15 questões de Língua Portuguesa, Literatura, Comunicação e Trabalho e 15 questões de Matemática do Ensino Médio.
Os gabaritos oficiais serão divulgados a partir das 15 horas do dia 3 de dezembro. A lista de classificação geral estará disponível a partir das 15 horas do dia 15 de janeiro de 2026, no mesmo endereço eletrônico.