A Controladoria Geral do Estado promoveu encontro de órgãos públicos para apresentação de seus programas de integridade e compartilhamento de boas práticas
Oito órgãos púbicos apresentam programas de integridade em encontro do CGE | Fotos: Roberto Sungi
O primeiro Encontro das Unidades de Gestão de Integridade – Conectando Experiência e Aprendizado, promovido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), foi realizado no Centro Paula Souza, nesta quinta-feira (11). O superintendente de Controle Interno do CPS, Juan Raad, fez abertura, representando o presidente Clóvis Dias, agradecendo a presença do controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, e dos representantes dos órgãos participantes do programa de integridade.
“Estamos muito gratos pela parceria com a CGE, que contribuiu desde o ponto de vista normativo, com decretos muito claros e didáticos para implementação do programa de integridade, até a colaboração com ações de capacitação que transmitiram valores éticos”, afirmou Raad.
Fontenelle agradeceu o apoio do CPS pela cessão do espaço para realização do evento e afirmou estar honrado com a parceria porque a instituição é uma referência na área de integridade. “Este encontro faz parte da programação da CGE da Semana Interna de Integridade e será uma oportunidade para o reconhecimento das boas práticas.”
O responsável pela Unidade de Gestão de Integridade (UGI) do CPS, José Carlos Gomes, fez a apresentação sobre os desafios para uma atuação estratégica e integrada e apontou os principais resultados da área: criação das superintendências de Integridade, Correição, Ouvidoria, Controle Interno e Auditoria; análise antecipatória de riscos; fortalecimento da interlocução com a Controladoria-Geral do Estado e a atualização das normativas internas. “A integridade pública está no foco e é o marco da atual governança”, disse.
No total, oito órgãos apresentaram seus programas de integridade no encontro da CGE: o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB); o Departamento de Estradas de Rodagens (DER); a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP); o Departamento Estadual de Trânsito (Detran); a Fundação Casa; a Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), além do CPS.