Filtro de Daltonismo

CPS e Instituto Ayrton Senna celebram acordo de cooperação

Parceria prevê implantação de metodologia para desenvolvimento de competências socioemocionais de estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico

11 de março de 2024 12:50 pm Institucional

Laura Laganá e Ewerton Fulini durante assinatura da parceria na Administração Central do Centro Paula Souza l Foto: Roberto Sungi

Na manhã desta segunda-feira (11), representantes do Centro Paula Souza (CPS) e do Instituto Ayrton Senna (IAS) celebraram um acordo de cooperação com o intuito de implantar uma metodologia para o desenvolvimento das competências socioemocionais dos estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). Com o apoio da holding Arcos Dorados, franqueadora da marca McDonald’s no Brasil, o programa Diálogos Socioemocionais deverá ser aplicado para alunos das séries iniciais do Ensino Médio Integrado ao Técnico. Inicialmente, 40 Etecs de todas as regiões do Estado foram indicadas para implantar a metodologia.

“A parceria pretende fornecer novos subsídios para ajudar os jovens a enfrentar os desafios do mundo do trabalho. Estamos capacitando coordenadores pedagógicos e professores para aplicar a metodologia do Instituto Ayrton Senna a partir do momento em que o estudante ingressa na Etec”, declarou a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, durante cerimônia na Administração Central da instituição, na Capital. Também participaram do encontro o vice-presidente do IAS, Ewerton Fulini, e a gerente sênior de Sustentabilidade da Arcos Dorados, Marie Tarisse.

O projeto adota uma abordagem inovadora desenvolvida pelo Instituto Ayrton Senna, integrando o desenvolvimento socioemocional às disciplinas regulares. “Desenvolver as competências socioemocionais dos jovens é essencial para o sucesso acadêmico e profissional, além de auxiliar no enfrentamento dos desafios do século 21. A parceria entre o Instituto Ayrton Senna e o Centro Paula Souza é um passo importante para garantir que os estudantes tenham a oportunidade de trabalhar todo o seu potencial”, afirmou Ewerton Fulini.

As ações envolvem diversas frentes. Uma delas, que ocorre de maneira inicial e contínua, é a formação dos educadores para a implementação da iniciativa. Além de um mergulho em um conteúdo robusto sobre educação integral e competências socioemocionais, as formações prevêem ainda o aprofundamento da metodologia denominada pelo anagrama SAFE, na qual os processos de desenvolvimento socioemocional devem ocorrer de forma sequencial, ativa, focada e explícita.  

Também serão realizadas avaliações formativas recorrentes, para que os participantes possam refletir sobre a situação socioemocional, garantindo aos professores insumos para fortalecer o relacionamento com os alunos e os gestores possam promover a tomada de decisões baseada em evidências.

“Como uma das maiores geradoras de primeiro emprego formal para jovens no País, na Arcos Dorados acreditamos que investir no desenvolvimento e na capacitação das pessoas é o melhor caminho para avançar como sociedade. A parceria com o Instituto Ayrton Senna, em um projeto tão importante quanto o Diálogos Socioemocionais, é fundamental para a realização de um dos nossos compromissos, que é ter a educação como base para o desenvolvimento individual e coletivo, além de levá-la a um novo patamar, atingindo milhares de pessoas”, explicou Marie Tarisse.

Compartilhe


Veja também