Parceria prevê implantação de metodologia para desenvolvimento de competências socioemocionais de estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico
Laura Laganá e Ewerton Fulini durante assinatura da parceria na Administração Central do Centro Paula Souza l Foto: Roberto Sungi
Na manhã desta segunda-feira (11), representantes do Centro Paula Souza (CPS) e do Instituto Ayrton Senna (IAS) celebraram um acordo de cooperação com o intuito de implantar uma metodologia para o desenvolvimento das competências socioemocionais dos estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). Com o apoio da holding Arcos Dorados, franqueadora da marca McDonald’s no Brasil, o programa Diálogos Socioemocionais deverá ser aplicado para alunos das séries iniciais do Ensino Médio Integrado ao Técnico. Inicialmente, 40 Etecs de todas as regiões do Estado foram indicadas para implantar a metodologia.
“A parceria pretende fornecer novos subsídios para ajudar os jovens a enfrentar os desafios do mundo do trabalho. Estamos capacitando coordenadores pedagógicos e professores para aplicar a metodologia do Instituto Ayrton Senna a partir do momento em que o estudante ingressa na Etec”, declarou a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, durante cerimônia na Administração Central da instituição, na Capital. Também participaram do encontro o vice-presidente do IAS, Ewerton Fulini, e a gerente sênior de Sustentabilidade da Arcos Dorados, Marie Tarisse.
O projeto adota uma abordagem inovadora desenvolvida pelo Instituto Ayrton Senna, integrando o desenvolvimento socioemocional às disciplinas regulares. “Desenvolver as competências socioemocionais dos jovens é essencial para o sucesso acadêmico e profissional, além de auxiliar no enfrentamento dos desafios do século 21. A parceria entre o Instituto Ayrton Senna e o Centro Paula Souza é um passo importante para garantir que os estudantes tenham a oportunidade de trabalhar todo o seu potencial”, afirmou Ewerton Fulini.
As ações envolvem diversas frentes. Uma delas, que ocorre de maneira inicial e contínua, é a formação dos educadores para a implementação da iniciativa. Além de um mergulho em um conteúdo robusto sobre educação integral e competências socioemocionais, as formações prevêem ainda o aprofundamento da metodologia denominada pelo anagrama SAFE, na qual os processos de desenvolvimento socioemocional devem ocorrer de forma sequencial, ativa, focada e explícita.
Também serão realizadas avaliações formativas recorrentes, para que os participantes possam refletir sobre a situação socioemocional, garantindo aos professores insumos para fortalecer o relacionamento com os alunos e os gestores possam promover a tomada de decisões baseada em evidências.
“Como uma das maiores geradoras de primeiro emprego formal para jovens no País, na Arcos Dorados acreditamos que investir no desenvolvimento e na capacitação das pessoas é o melhor caminho para avançar como sociedade. A parceria com o Instituto Ayrton Senna, em um projeto tão importante quanto o Diálogos Socioemocionais, é fundamental para a realização de um dos nossos compromissos, que é ter a educação como base para o desenvolvimento individual e coletivo, além de levá-la a um novo patamar, atingindo milhares de pessoas”, explicou Marie Tarisse.