Rodrigo Scatolin conquistou segunda melhor nota do País, entre 100 mil estudantes; com o resultado, jovem participará da Jornada do Saber, que começa nesta segunda (30)
Ao longo da semana, estudante frequentará aulas práticas e teóricas de matemática, robótica e empreendedorismo l Foto: Divulgação
O estudante Rodrigo Scatolin Flora do Rio, da terceira série do Ensino Médio, da Escola Técnica Estadual (Etec) Bento Quirino, de Campinas, conquistou a segunda melhor nota do Brasil, na segunda fase da Olimpíada Brasileira do Saber (OBS), entre mais de 100 mil estudantes de escolas públicas participantes. O resultado garantiu ao jovem uma vaga entre os 23 selecionados, de todo o País, para participar da segunda edição da Jornada do Saber, que ocorre entre hoje (30) e sexta-feira (4 de julho).
Realizado no município de Cantagalo, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, o evento é uma iniciativa da Associação Nacional de Desenvolvimento, Difusão e Defesa da Educação Social (Andddes), em parceria com a Olimpíada Brasileira do Saber (OBS), que proporciona uma semana de imersão acadêmica intensiva, com aulas teóricas e práticas, em áreas como matemática, robótica e empreendedorismo para estudantes.
“Estou feliz por esta oportunidade. Gosto muito das matérias e acho que será uma experiência incrível”, afirma Rodrigo. Além de ampliar os conhecimentos, a jornada busca estimular o protagonismo estudantil e promover experiências transformadoras para jovens talentos da rede pública. Ao final, os participantes receberão certificados e poderão ser premiados com medalhas e troféus, conforme o desempenho nas atividades propostas.
Novos conhecimentos
A Etec Bento Quirino vem se destacando nacionalmente em iniciativas voltadas à educação científica. Atualmente, a unidade participa ativamente de diversas competições acadêmicas, como Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
“Começamos em 2012, com 20 alunos inscritos. Hoje são mais de 130 jovens concorrendo apenas na OBA. É um reflexo do empenho dos professores e do interesse crescente dos estudantes em se desafiar e buscar novos conhecimentos”, salienta a professora Regina Kawakami, responsável por coordenar a participação da escola em olimpíadas de conhecimento.