Alunos do Ensino Médio integrado ao Técnico em Administração e Design Gráfico têm oportunidade de realizar atividades semelhantes ao mundo do trabalho
A equipe da agência experimental ‘Agogê’, da Etec Dep. Salim Sedeh, localizada em Leme, na Região de Campinas l Foto: Divulgação
Um projeto que nasceu durante a época do isolamento social necessário para o controle da pandemia de Covid-19, para ajudar pais de alunos com dificuldades financeiras, se transformou em importante ferramenta para inserção de jovens no mercado de trabalho.
Criada em meados de 2020 na Escola Técnica Estadual (Etec) Dep. Salim Sedeh, localizada em Leme, na região de Campinas, a agência experimental Agogê inicialmente atuava na divulgação em redes sociais de serviços e produtos oferecidos por pais de estudantes da unidade, que haviam perdido o emprego.
“Identificamos muitos pais em situação de risco, vendendo pães, doces, perfumes e marmitas, entre outros produtos”, explica o coordenador do Ensino Médio integrado ao Técnico em Design Gráfico da Etec e professor responsável pela agência, Alexandre Marchi. “No começo do trabalho, treinamos os alunos em desenvolvimento de conteúdo para redes sociais e criação de identidade visual.”
Com a volta das atividades presenciais, os integrantes da Agogê passaram a desempenhar tarefas envolvendo demandas internas da escola, como administração das redes sociais e divulgação do processo seletivo da unidade, já acrescentando outros conhecimentos na área de comunicação e marketing. Participam da agência experimental alunos do Ensino Médio integrado ao Técnico em Administração e Design Gráfico.
“Eles têm a oportunidade de realizar atividades práticas com o objetivo de adquirir experiência profissional em um ambiente controlado, mas que simula situações e desafios semelhantes aos encontrados no mundo do trabalho”, avalia Marchi.
Segundo o educador, a maioria dos estudantes que passa pela Agogê encontra facilidade para se inserir no mercado. “Muitos deles estão em agências de Campinas, Araras e Piracicaba. Além de aumentar a empregabilidade desses jovens, a iniciativa busca estabelecer uma relação de confiança com as empresas, reduzindo a rotatividade de profissionais por meio da preparação prática dos estudantes”, ressalta Marchi.
Serviços à comunidade
Os serviços da Agogê ganharam fama em Leme. Tanto é que a quantidade de parcerias para a divulgação de produtos e serviços de instituições e empreendedores locais cresce a cada dia, principalmente para campanhas beneficentes. Alguns exemplos são a fabricação e doação de fraldas geriátricas realizadas por estudantes do Ensino Médio do Colégio Sagrada Família, um documentário para a Casa da Criança de Leme que completa 90 anos, e o desenvolvimento das artes e diagramação do livro da Associação Ostomizados de Leme.